• Campanha
  • Acne
  • Acne e autoestima
  • Dermatologista

O rosto cheio de espinhas é a cara da adolescência, mas nem por isso o cuidado deve ser deixado de lado. O acompanhamento médico e o tratamento certo podem melhorar a aparência, tratar e prevenir manchas e cicatrizes, e também fazer a gente se sentir bem com a gente mesmo. Acredite, não é nada pessoal: a acne é uma das doenças mais comuns do mundo, atingindo mais de 85% dos adolescentes e 50% dos adultos nas suas diversas formas.

Ela possui diferentes fases: aquele cravinho preto é o comedão aberto, a bolinha branca que tanto incomoda é o comedão fechado, e tem também as pápulas, pústulas e cistos, que são as espinhas. Cada “tragédia" dessa tem um tratamento específico a ser recomendado pelo dermatologista, mas a gente preparou algumas dicas que valem para todas as fases da acne. Quer saber quais são? Se liga.

Card image cap
Dica 1: A higienização do jeito certo

A pele com acne é mais oleosa por questões genéticas, e o aumento da oleosidade começa a se mostrar na pré-adolescência, entre 8 a 10 anos de idade. Ver mais

Nessa fase, os hormônios começam a aumentar e ativam a produção das glândulas sebáceas. Aí já viu: cabelos mais oleosos e o aparecimento dos primeiros cravos. Isso já é acne! O primeiro cuidado com a pele oleosa deve ser aprender a higienizá-la da maneira certa, sem ressecá-la demais. Procure produtos com ativos calmantes e que fazem uma limpeza profunda. Faça a limpeza da pele com esses produtos de 1 a 2 vezes ao dia.

Card image cap
Dica 2: Controle da Oleosidade

É comum os cravos e espinhas incomodarem tanto que a gente quer resolver o problema “na unha". Ver mais

A questão é que esfregar a pele com frequência estimula ainda mais as glândulas sebáceas a fabricarem sebo, fazendo com que a pele fique ainda mais oleosa e piorando o problema. O cuidado com a acne deve ser contínuo, e o ideal é procurar um dermatologista e fazer o tratamento indicado. Em alguns casos, há a necessidade de medicamentos para o controle inicial, seguido de uma fase de manutenção com cuidados que deverão se tornar hábitos para a vida. Para o controle da oleosidade da pele, os produtos mais utilizados são aqueles que regulam a produção sebácea e estimulam a renovação celular. Desta maneira, os poros são profundamente limpos, o que seria equivalente a uma microesfoliação química, mas sem agredir a superfície da pele.

Card image cap
Dica 3: Nunca aperte as espinhas

Você é daqueles que não resistem a uma espremidinha de espinha? Fique calmo, respire, e procure um profissional habilitado para fazer a limpeza de pele do jeito certo. Ver mais

A manipulação errada dos cravos faz com que eles se rompam nas camadas mais profundas da pele. A liberação de sebo e bactérias que acontece é interpretada pelo organismo como uma agressão e gera uma reação de defesa, ou seja, uma inflamação que se manifesta através da formação das espinhas e nódulos inflamatórios que podem deixar cicatrizes.

Card image cap
Dica 4: Cuidado extra com a maquiagem

Com relação à maquiagem, dê preferência a produtos específicos para a pele oleosa e, principalmente, não esqueça de remover a maquiagem assim que possível. Ver mais

Em hipótese ALGUMA, NUNCA, NEVER durma com a maquiagem: além de bloquear os poros e piorar a acne, o contato prolongado de substâncias estranhas com a pele aumenta o risco de alergias. Use um demaquilante para remover o excesso de maquiagem, depois lave com um produto específico para pele oleosa e finalize com os produtos de tratamento indicados por seu dermatologista.

Card image cap
Dica 5: Proteção solar sempre

Qualquer inflamação que ocorra na pele, seja ela uma picada de mosquito, um machucado ou uma espinha, pode deixar uma mancha escura no local, chamada hipercromia pós-inflamatória ou hipercromia residual. Ver mais

Para evitar que a pele fique manchada, é importante tratar essa inflamação logo no começo usar sempre um protetor solar, principalmente nas áreas afetadas, com amplo espectro de fotoproteção (UVB, UVA e luz visível), mesmo em ambientes fechados. Por outro lado, a exposição solar moderada é recomendada devido ao efeito anti-inflamatório da radiação UVB e estímulo à produção de vitamina D. De modo geral, num país tropical como o nosso, recomenda-se de 10 a 15 minutos por dia de exposição ao ar livre, com os braços ou pernas expostos, de preferência no horário de pico do UVB, entre 11 e 14 horas. Se for ficar mais de 15 minutos, proteja-se! Se o dia estiver nublado, proteja-se também! O sol está sempre lá, às vezes só um pouco tímido, escondido atrás das nuvens, mas pode queimar mesmo assim.

Card image cap
Dica 6: Hábitos saudáveis para a pele

Hábitos de vida saudáveis fazem parte de toda recomendação e para acne não é diferente.Ver mais

Procure reduzir o estresse, tenha uma alimentação saudável, durma bem e evite cigarro e bebidas alcoólicas.

Card image cap
Dica 7: Alimentação e Acne

A dica anterior te pareceu um pouco vaga e superficial? Vamos mergulhar na explicação! Hipócrates, o pai da Medicina, dizia há mais de 2000 anos, que todas as doenças começam no intestino. Ver mais

Como e por que isso acontece, no entanto, começou a ser elucidado na década de 30 do século passado e vem ganhando força e entendimento na atualidade. Você provavelmente já ouviu falar que alguns alimentos causam acne, não é mesmo? Hoje sabemos que isso está relacionado não ao alimento em si, mas sim ao seu “índice glicêmico”. Alimentos de elevado índice glicêmico (IG) estimulam a produção de hormônios associados ao aumento da produção sebácea. Alguns exemplos de alimentos com alto IG são: farinha branca, açúcar refinado, arroz branco, batata e melancia. Entre os de IG moderado estão: arroz integral, batata doce, milho verde e banana. E os de IG baixo: agrião, grão de bico, maçã e castanha do Pará. Mas atenção: nenhum desses alimentos é proibido! Apenas evite o consumo excessivo de alimentos com alto IG e dê preferência à sua ingestão quando houver necessidade de uma fonte rápida de energia, como antes de exercícios físicos, por exemplo.

Card image cap
Dica 8: Você sabia que a saúde da pele também tem relação com o intestino?

Ainda sobre a relação entre intestino e saúde, sabemos atualmente que nosso organismo é habitado por cerca de 10 trilhões de bactérias, a maioria delas morando no intestino, número superior à quantidade de células do corpo humano. Ver mais

Você não leu errado: somos mais bactérias que células humanas! E é, em boa parte, graças à interação dessas bactérias com nossas células que temos saúde e bem-estar. Alimentação ruim, estresse, uso de medicamentos, cigarro e álcool estão entre os fatores que podem levar à destruição dessas bactérias benéficas e ao prejuízo do nosso bem-estar, desencadeando ou agravando condições já existentes como a acne. Vários estudos demonstraram que a ingestão de determinados probióticos foi capaz de melhorar diversas condições de saúde, inclusive a acne. Os probióticos nada mais são do que bactérias do bem que ajudam a reforçar as defesas do nosso organismo.

Card image cap
Dica 9: Fique atento a alterações hormonais

A presença de acne indica uma alteração hormonal em curso, o que é perfeitamente normal e esperado em adolescentes, sem que haja necessidade, na maioria dos casos, de investigações complementares.Ver mais

Contudo, em algumas situações, como mulheres adultas e crianças abaixo dos 7 anos, o aparecimento de acne pode indicar algum desequilíbrio hormonal que requer uma avaliação mais detalhada por diferentes especialistas.

Card image cap
Dica 10: Um dermatologista para chamar de seu

Agora que você já está bem informado para lutar contra a acne, é bom ter um dermatologista do coração. Ver mais

Ele é o médico que se preparou ao longo de muitos anos para cuidar com habilidade e carinho deste que é o maior órgão do seu corpo, e vai saber te orientar como ninguém e te ajudar na escolha das armas mais adequadas para cada fase desta batalha.

Previous Next

Siga-nos

Termos de uso Política de privacidade

Copyright © Farmoquímica S.A - Todos os direitos reservados

Termos de uso
Informação médica
Este site possui informações sobre condições médicas e seus tratamentos. A FQM não garante que estes dados são apropriados ou estão disponíveis em territórios diferentes daquele onde este site está hospedado. Aqueles que optarem por acessar este site de outras regiões, o fazem por iniciativa própria e são responsáveis pelo cumprimento das leis locais. Além disso, nenhuma informação deste site deve ser interpretada como aconselhamento médico, não devendo ser incorporada como base para qualquer decisão ou ação. Informações médicas devem sempre ser obtidas em consultas com médicos qualificados. A FQM está constantemente atualizando este espaço mas ressaltamos que algumas informações podem tornar-se desatualizadas ao longo do tempo. Exceto quando expressamente declarado, A FQM não garante que qualquer dado deste site está completamente atualizado.

Links para outros sites
Esse site pode direcioná-lo a outros portais na internet, incluindo sites de outras Divisões de Negócio da FQM. Sempre leia as políticas de privacidade de qualquer outro site da FQM ou de terceiros que você acessar. A FQM não é responsável, não recomenda e não se responsabiliza por qualquer informação ou opinião contida em outros sites.

Propriedade Intelectual
Todos os direitos de propriedade intelectual sobre o material deste site são da FQM ou foi concedida uma permissão de uso, exceto onde indicado o contrário. A reprodução de parte ou da totalidade do conteúdo deste espaço sob qualquer forma é proibida, exceto em conformidade com as seguintes orientações: você pode ler, ver, imprimir, baixar ou copiar o material deste site para seu uso pessoal, mas não comercial. A menos que esteja indicado o contrário, nenhum outro uso é permitido. Nenhuma informação deste site deve ser interpretada como concessão de qualquer licença ou direito de qualquer propriedade intelectual (incluindo patentes, marcas e direitos autorais) da FQM ou de terceiros. A FQM não reivindica nenhuma propriedade ou qualquer relação com marcas registradas de terceiros que possam vir a surgir nesta página. Tais marcas registradas de terceiros são usadas somente para identificar produtos e serviços de seus respectivos proprietários e nenhum patrocínio ou apoio por parte da FQM deve ser inferido a partir da utilização dessas marcas.

Uso de informações
Informações de usuários enviadas através da internet, postadas em um site da FQM ou coletadas de outra forma (exceto dados que contenham informações pessoais e/ou relacionados com a saúde do indivíduo, se inserindo assim em nossa Política de Privacidade) são considerados não-confidenciais e sem proprietários, não tendo a FQM nenhuma obrigação de qualquer tipo com relação a tais dados. A FQM tem a liberdade de usar estas informações para qualquer finalidade que considere adequadas, incluindo sua reprodução e publicação, podendo usá-las para qualquer propósito, incluindo fins comerciais, sem a necessidade de pagamento para quem as produziu.

Privacidade
A FQM respeita a privacidade dos visitantes deste site. Por favor, consulte nossa Política de Privacidade para receber mais detalhes sobre seus direitos e responsabilidades.
Política de privacidade
A FQM preserva a privacidade de seus consumidores e clientes e garante o sigilo das informações recebidas por meio do nosso SAC.

Informações
Todas as informações fornecidas pelos consumidores são protegidas, podendo estes dados serem compartilhados com terceiros prestadores de serviços com a finalidade exclusiva de solucionar a ocorrência do cliente. As informações também poderão ser utilizadas em relatórios de áreas internas e da área jurídica da companhia, mantendo-se preservada a privacidade dos dados pessoais do consumidor.

Coleta de dados
O Serviço de Atendimento ao Cliente da FQM solicita informações quando o consumidor efetua contato com a Central de Atendimento (via telefone, e-mail, site, carta, redes sociais) para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e solicitações sobre os produtos e a empresa. Será preservado o direito ao anonimato do consumidor que opte por não se identificar. Caso o consumidor se identifique, mas queira manter seu nome em sigilo, este direito será garantido durante e após as tratativas de uma reclamação.

Armazenamento de informações
As informações fornecidas pelo cliente serão mantidas em sigilo em banco de dados eletrônico que garante sua segurança por meio de um rígido controle em servidores com acesso físico e lógico limitado, sem conexão com o ambiente externo (Internet) e que não permite exclusão dos registros, mas possibilita sua inativação. Todas as ligações atendidas pela nossa Central de Atendimento são gravadas e o número do telefone é identificado. O consumidor é informado pela mensagem eletrônica no início do seu contato.